10/16/2012

Dora Batalim SottoMayor

Sempre me interessaram os livros enquanto objecto de comunicação estética e observar as relações que se podem estabelecer a partir de deles com o resto do universo e com os seus leitores. Neste duplo sentido, aqueles livros que assumem também a ilustração e o design como linguagem indispensável transformam-se em território ainda mais vasto de possibilidades e cruzamentos. É nele que me situo. 

Nasceu em Lisboa em 1969. Licenciou-se em Línguas e Literaturas Modernas na Faculdade de Letras da Universidade Clássica de Lisboa. Estudou Sociologia e Ciências da Educação, na vertente de Educação e Leitura, e fez mestrado em Livros e Leitura para crianças e Jovens em Barcelona, lugar onde prossegue o doutoramento na mesma área.

É coordenadora pedagógica da Pós-Graduação em Livro Infantil da Universidade Católica de Lisboa, professora na Escola Superior de Educadores de Infância Maria Ulrich, nos cursos de licenciatura e mestrado, e formadora nas áreas de Literatura, Promoção da Leitura e Bibliotecas Escolares junto de várias entidades.

Colabora com o Sector de Educação da Fundação Calouste Gulbenkian, no âmbito de actividades de carácter artístico-pedagógico para o público infanto-juvenil e adulto. Trabalha com a Direcção Geral do Livro, dos Arquivos e das Bibliotecas há vários anos, participando em projectos específicos na área da promoção da leitura e na concepção e orientação de acções para profissionais da área da leitura.

Está ligada a vários projectos na área do livro, literatura, literacia e pedagogia. Cria e adapta materiais pedagógicos e traduz livros para crianças.

Em 2008 e 2009, integrou o júri do Prémio Nacional de Ilustração.

2 comentários:

  1. ¡Hola Dora! ¿Por qué tradujo Trujillo como Aljustrel en el cuento de la Princesa de Trujillo?.
    Me encantaría saberlo. Muchas gracias.
    Me puede escribir al correo princesadetrujillo@gmail.com.

    ResponderEliminar
  2. Olá, em portugês precisávamos de uma palavra, nome de localidade, que rimasse com Anel (tal como anillo rima com Trujillo :)

    Um abraço, grata pelo interesse
    dora batalim sottomayor

    ResponderEliminar