1/07/2013

Hoje, há 20 anos, nasceu a História de Portugal de
José Mattoso


Editar uma História de Portugal elaborada com base em técnicas actualizadas de investigação científica, de carácter factual e sem as restrições censórias vigentes no anterior regime político, que tivesse todas as condições para se assumir como a nova referência neste domínio, ao estilo do que até à data vinha sendo a “História de Barcelos” – História de Portugal dirigida por Damião Peres e editada pela Portucalense Editora, de Barcelos, em 1928 – era uma velha aspiração do Círculo de Leitores.

A ideia pairava no clube do livro há uma boa dezena de anos. Era porém difícil reunir todas as condições indispensáveis para o desenvolvimento de um projecto tão ambicioso: i) – concitar o interesse de um historiador de insigne prestígio académico, reconhecida credibilidade e inquestionável autoridade para dirigir a obra; ii) – incentivar e obter a disponibilização de autores com indiscutível mérito e credibilidade científica para coordenar e desenvolver investigação sobre as diversas épocas e sobre elas elaborar sínteses inovadoras; iii) – produzir investigação iconográfica complementar do texto, mas que valesse ela própria como documento que fizesse ressaltar a imagem para além de uma mera ilustração; iv) – disponibilidade de meios financeiros adequados ao elevado investimento de um projecto de dimensão inédita no meio editorial português.


Em 1987, reunidas as condições internas indispensáveis, Manfred Grebe, então presidente do Círculo, e António Mega Ferreira, à data director editorial, deram o sinal de partida convidando o Prof. Mattoso para dirigir a obra. O primeiro dos inevitáveis contratempos e dificuldades que um projecto desta dimensão necessariamente comporta, surgiu logo no momento do convite ao Prof. José Mattoso. Isto porque, pouco tempo antes, se havia comprometido com o editor António Manso Pinheiro a dirigir uma História de Portugal que a Editorial Estampa também pretendia publicar, embora numa dimensão menos ambiciosa. Com a compreensão de António Manso Pinheiro, foi possível honrar a palavra do Prof. Mattoso, salvaguardar os interesses das duas editoras e produzir a obra que o país necessitava: uma História de Portugal com a maior envergadura de sempre. A apresentação pública do prjecto teve lugar na sala ogival do Castelo de S. Jorge, em 7 de Janeiro de 1993.

Ao longo de cinco anos, trabalharam no projecto mais de uma centena de historiadores e professores universitários sob a direcção do Prof. Mattoso e uma vasta equipa técnico-editorial do Círculo de Leitores, coordenada por Leonel Oliveira, responsável pelo Departamento de Grandes Obras. A avaliação inicial do projecto, em termos financeiros, dá uma visão complementar da sua dimensão. Na verdade, o investimento global na preparação, produção e direitos de autor, para uma tiragem que se previa de 35.000 exemplares, ultrapassava seis milhões de euros (à data, um milhão e duzentos mil contos). Os oito volumes da então designada «Nova História de Portugal», foram postos à disposição dos sócios do clube a partir do I trimestre de 1993, à razão de um volume por trimestre (excepto II/94), estando portanto prevista a publicação do VIII volume no I trimestre de 1995. Para os sócios que subscreveram a obra no trimestre de lançamento, o I volume teve um preço de 5.790 escudos (perto de 30 euros) e o Círculo garantiu o preço de 7.350$00 (cerca de trinta e sei euros, sendo que a inflação se situou entre 6,5% em 1992 e 6,5% em 1994) para cada um dos restantes volumes.


Depois, foi árdua a concretização do projecto. Foram as contrariedades, as surpresas que foram surgindo a cada esquina, implicando reforço de equipas, trabalho esforçado, e até a necessidade de, em última instância, ter sido imperioso substituir um dos historiadores com o qual fora já estabelecido contrato para desenvolver e coordenar a elaboração de um dos volumes. Valeu a pena. Hoje, mais de 100.000 famílias têm em suas casas esta importante e histórica História de Portugal!

Para mais informações sobre o evento ler também o post do «À Janela dos Livros».

Rui Beja

1 comentário:

  1. Ainda bem que se lembra aqui este importante evento! A História de Portugal nunca mais foi a mesma, desde a "intervenção" do Prof. Mattoso. Como portugueses, devemos-lhe muito.

    Vou já fazer link ;)

    ResponderEliminar