3/18/2024

 50 Anos no Mundo do Livro: Da Gestão à Investigação


Projecto iniciado em 2021, desenvolvido no âmbito do plano de actividades da unidade de I&D Centro de Línguas Literaturas e Culturas da Universidade de Aveiro, publicado por Âncora Editora com prefácio de José Soares Neves e posfácio de David Callahan.

Apresentado em 14 de Março de 2024, na Sala de Âmbito Cultural do El Corte Inglés, por Paula Morão, Professora Catedrática Emérita da Faculdade de Letras da Universidade de Lisboa e ex-Directora-Geral do Livro e das Bibliotecas.

Estruturado em estilo de narrativa biográfica e compilação documental, 50 Anos no Mundo do Livro não é uma autobiografia, não é um livro de memórias, não constitui o relato de uma história de vida. Trata-se de um testemunho escrito, desenvolvido com o objectivo de divulgar e preservar para memória futura factos, princípios e realidades que estão presentes na minha vivência e no acompanhamento da relação virtuosa entre a palavra escrita e a prática de princípios de gestão socialmente responsável no contexto da indústria cultural do livro, uma associação de valores relevante para o desenvolvimento sociocultural.

O evento constituiu, igualmente, uma oportunidade de dar contributo para a memória colectiva da luta e importância da actividade editorial e livreira pela conquista e consolidação da liberdade democrática em Portugal


Sem comentários:

Enviar um comentário