Blogue coletivo dos principais especialistas do livro em Portugal - o think tank do livro
11/29/2012
Protagonistas da Edição
A Booktailors – consultores editoriais acaba de apresentar o primeiro volume da coleção «Protagonistas da Edição», com lançamento marcado para a próxima quarta-feira, dia 5, pelas 18h30 na Casa Fernando Pessoa (Lisboa).
O primeiro protagonista é Fernando Guedes, um dos fundadores e histórico editor da Editorial Verbo, e o mais preponderante editor da história portuguesa recente. Da sua história realça-se ter sido várias vezes presidente do Grémio e da Associação Portuguesa de Editores e Livreiros, assim como Presidente da Federação Editores Europeus e da União Internacional de Editores, entre várias outras funções de relevo.
Inúmeras vezes agraciado e autor de obras próprias no campo da poesia, arte, história, edição e memória, foi agora entrevistado pela crítica literária Sara Figueiredo Costa.
A apresentação estará a cargo de outro editor histórico, Francisco Espadinha, fundador e editor da Editorial Presença.
Subscrever:
Enviar feedback (Atom)
Há que saudar vivamente o nascimento deste projecto e que congratular a Booktailors por esta iniciativa.
ResponderEliminarPor experiência própria, e pelo retorno que tive relativamente aos trabalhos desenvolvidos e pubicados no domínio da cronologia em jeito de memória sobre as últimas quatro décadas da edição em Portugal, existem lacunas de informação e conhecimento que só podem - e devem - ser colmatadas pelos seus protagonistas.
A afirmação comum de que quem não conhece o passado não tem futuro, é também válida para a edição em Portugal. Este projecto constitui-se como um importantíssimo contributo para recolher o testemunho de quem marcou e conhece bem o historial da edição no nosso país ao longo do século XX e dealbar do século XXI.
Conhecendo melhor este passado, teremos certamente melhores condições para enfrentar os desafios do presente e do futuro.
Rui Beja
Infelizmente já se perderam muitos protagonistas como Rogério Moura, Lyon de Castro, Manso Pinheiro, Figueiredo Magalhães..., mas ainda temos alguns bons protagonistas com muito para contar, neste mercado, como o Carlos Araújo, Zeferino Coelho, Francisco Espadinha, Guilherme Valente, etc. Isso só para falar na edição, que se formos para o ramo livreiro teremos mais alguns.
ResponderEliminar