4/03/2013

Padre António Vieira - A Obra Completa

 
 
O Círculo de Leitores faz, uma vez mais, história na edição em Portugal! Ao expressar esta convicção, estarei certamente a ser influenciado pelos trinta anos que passei no Círculo. Acredito, apesar disso, que a opinião isenta de quem vive no mundo dos livros coincidirá com a minha apreciação.
 
Publicar pela primeira vez em quatrocentos anos, a obra completa do missionário sobre o qual Fernando Pessoa se pronunciou, considerando "É de facto o maior prosador – direi mais, é o maior artista – da língua portuguesa.", constitui mais um marco assinalável nas quatro décadas de vida do clube do livro no nosso país, ao longo das quais editou obras de grande valor literário e historiográfico, afirmando-se, justamente, como relevante e prestigiada instituição cultural.

Em À Janela dos Livros: Memória de 30 anos de Círculo de Leitores, procurei fazer uma cronologia tão detalhada e esclarecedora quanto me permitiu o engenho e arte, do que de mais relevante ocorreu na vida editorial do Círculo de Leitores e na sua relação com a sociedade, durante as três primeiras décadas de existência, o tempo correspondente ao período em que tão intensamente partilhei o sabor dos maiores sucessos e os desafios que em cada momento foi sendo necessário ultrapassar.

Amanhã, tem lugar na Aula Magna da Universidade de Lisboa a cerimónia de lançamento da Obra Completa do Padre António Vieira, conforme informação detalhada em À Janela dos Livros. Uma excelente ocasião para que aqui deixe um desafio, no sentido de ser desenvolvido e concretizado, por entidade competente, um projecto de investigação sociológica sobre o forte impacte do Círculo de Leitores na elevação do nível cultural da sociedade portuguesa, nomeadamente por via da divulgação do livro junto de centenas de milhares de famílias, do fomento de hábitos de leitura, do acesso ao conhecimento dos melhores clássicos da língua portuguesa, do incentivo à produção académica de obras de grande vulto, e da disseminação pelo grande público de obras de inegável valor historiográfico. Pela minha parte estarei disponível para, dentro das minhas possibilidades, dar o contributo que seja considerado útil.

Rui Beja

Sem comentários:

Enviar um comentário